terça-feira, 14 de janeiro de 2014

RCT entrevista Aline Romariz



No cenário as raízes nordestinas,na sala ampla do centro de Campinas o contraste com o colorido da terra berço. O rosto cansado de quem labuta diariamente. A rádio funcionando a todo vapor, monitorada pela poeta, ativista que com muita disposição empresta muito mais que seu amor a arte, a poesia.O telefone que toca insistentemente,poetas procurando o colo da madrinha, consultores, alguém pedindo orçamento para o seu livro. O Mercado Editorial em 2013 teve um marco inusitado. A poesia , ocupou lugar de destaque , graças a pessoas como ela, que com muita seriedade trabalha há anos para obter esse resultado tão gratificante, essa resposta resultante de muita labuta, resignação e coragem. Confeso cansar-me com as atividades dessa batalhadora.É um número bem grande de afazeres, sempre diversos que tem como protagonista o verso: a Web Rádio, a Editora,o Portal do Poeta Brasileiro,a ANLPPB ( Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro.). Estou falando de Aline Romariz. Quando nos preparávamos para a entrevista, o som do telefone avisa que ainda não seria dessa vez, e muito abnegadamente, ela conversa com Elisa, sua amiga de versos, que só depois viemos saber de quem realmente se tratava.Tudo pronto! Ela acomodou-se em seu sofá e eu pude fazer as perguntas que preparei.


RCT: Ufa! Sufoco?


AR: Que nada. Hoje até que está calmo.


RCT: Poeta, esta é sua rotina?


AR: Gostaram? Queria que com toda essa correria eu, pelo menos, pudesse emagrecer.( faz uma careta  entre olhares)


RCT: Vamos começar pela Editora Iluminatta? Três prêmios de uma só vez?


AR: Pois é! Viram? Manifesto Poético Pela Paz/ Antologia ANLPPB II/ Antologia ANLPPB III, e não só isso. Nosso primeiro Livro infantil foi credenciado pelo MEC: Um Caminho Chamado Livro de Teco Seade.


RCT: Me parece que nada disso foi comemorado.


AR: Na verdade foi, muito intimamente. Mas quando lembro de alguns comentários maldosos, quando da época da elaboração das mesmas,me vem uma certa tristeza também.Uma sensação estranha que prefiro não explicar.


RCT: A Editora é da Senhora e do Sr. David Seade, certo?


AR: Sim. É a Iluminatta que viabiliza um monte de coisas que o Portal ,por não ter pretensões comerciais, não faz.E ao mesmo tempo, dá a mim e a Teco Seade um pouco de renda, por que somos responsáveis por nossas famílias e como arrimo de família temos que comer . A Web Rádio não existiria se não fosse a Iluminatta. Muitos poetas não fariam parte da ANLPPB se não fosse a Iluminatta.


RCT: Como assim? Pode explicar melhor?


AR: Há uma parte guardada no numerário da Editora para viabilizarmos tudo isso.


RCT: O pessoal que faz parte do Portal tem ciência disso?


AR: Já foi várias vezes dito e "redito". Se quiser dizer, fique à vontade.


RCT:E por que surgiu a ANLPPB?


AR: Com o intuito de fazer líderes em estados da união, que divulguem nossos trabalhos e projetos e sobretudo a nossa meta que é a valorização do poeta vivo.


RCT: Quantos são na ANLPPB?


AR: 100 Acadêmicos.


RCT: Então o trabalho é muito divulgado no Brasil.


AR: NÃO. Muito poucos têm essa consciência e guardam seus diplomas e medalhas para as fotos.


RCT: Isso incomoda a Senhora?


AR: Muito. Em breve vamos querer saber dos que querem ,realmente, fazer um trabalho coletivo e tratar de buscar pessoas que pretendem trabalhar coletivamente. Olha, para você ter uma ideia, temos a Web Rádio que fica no ar 24 horas por dia, e nós pedimos sempre que os poetas mandem textos gravados com seus créditos para fazerem parte de nossa programação. De um universo de 5000 poetas e cem líderes da ANLPPB, só 4 nos enviaram os textos. Vale ressaltar que não cobramos nada por isso, você viu o meu trabalho por aqui. Tem gente que mal ouve os nossos programas. O Programa de ontem, do Teco Seade dia 13/ 01, foi um programa de nível cultural altíssimo, tivemos poucos poetas em nosso chat e dois mil ouvintes no mundo todo. Uma Web Rádio tem alcance maior que uma rádio convencional. É a Rádio do futuro.Têm pessoas que não se dão conta, que quando tiverem seus livros nas estantes de uma livraria e o seu nome diariamente divulgado, muitas pessoas vão ter a curiosidade de comprar o livro, por que o poeta não será mais anônimo. É essa visão de empreendedorismo que poucos têm e não se tocaram ainda.


RCT: A Senhora já disse isso aos poetas?


AR: Você não quer tentar dizer? Por que acho que "Santo de casa não faz milagre". Cotidianamente convido-os a participarem  e a propagarem a Web Rádio que não é minha, é de todos eles.E olha, se não fosse algo sério, não teríamos os apoios culturais que temos e muitos outros que nos procuram para fazer parte. Faço Web Rádio faz tempo. Montei a primeira do Brasil.


RCT: Estão muito bem apoiados. Isso prova a respeitabilidade do seu trabalho, mas sinto certa mágoa de sua parte.


AR: Meu caro! Quem é capaz de fazer o que eu faço todos os dias? São 15:25 da tarde. Você já viu tudo o que fiz. A noite sou técnica de rádio até a meia noite. Além de trabalhar na Editora, de ser muitas vezes psicológa, de ficar horas e horas ao telefone ouvindo pessoas , de tratar com apoiadores, além disso tenho minha casa, meus filhos, meus problemas. Fora o que já tive de ouvir. Ouvi falarem mal das nossas coletâneas, essas mesmas que foram premiadas. Por que queremos o melhor, fazer qualquer coisa, pra mim não me completa. Jogar um monte de poesia sem um destaque maior para o autor, simlesmente jogar por jogar não é do nosso feitio. Enganar pessoas também não faz parte da minha índole.


RCT: Também tem isso não é?


AR: Enganadores? Aos montes. Mas tratamos com seres humanos dotados de inteligência, portanto não vou mais falar. A vida é feita de escolhas.O maior número de pessoas prefere sair bem na foto e mostrar a honraria para que todos curtam no FB e simplesmente, guardam em gavetas abarrotadas de muito dinheiro gasto.


RCT: Triste isso. É verdade que vão visitar outros países ainda este ano?


AR:  Sim, muito triste.Sempre disse que tínhamos de conhecer primeiro nossa aldeia, saímos duas vezes por ano para Regiões diferentes por que o convívio com as diferentes culturas nacionais é ferramenta indispensável para obra poética.


Em abril, vamos ou ao Rio de Janeiro, a Calda Novas ou a Campinas. Estamos fazendo uma enquete na Rádio para saber nosso destino.Disse também que só sairíamos do Brasil se fossemos convidados. Parece que temos dois convites, vamos estudar com muita responsabilidade esses convites e quem sabe levaremos nossa poesia para outros solos.


RCT: Bem, Poeta! Fomos incumbidos de vir até aqui por que sabemos da sua respeitabilidade e de seu trabalho sério, como também sabemos que seu novo livro já sai na Europa premiado e esgotado.


AR: Deus é bom pra mim.


RCT: Deus é bom para pessoas que trabalham e acima de tudo enxerga o coletivo. Baseado no que a senhora nos informou se o número de poetas que têm no PPB, se todos divulgassem os trabalhos e projetos vocês estariam muito melhor do que estão hoje, já teriam conseguido maior progresso.


AR: Faz um favor? Avisa aos poetas pra mim?


RCT: Poeta Aline Romariz, foi um prazer participar da sua rotina, de sentir o amor que tem pelo seu trabalho. A senhora é realmente uma guerreira. Para contatar a EDITORA ILUMINATTA como os leitores e ouvintes devem fazer? E para ouvir a Rádio e enviar seus textos?


AR: Eu agradeço imensamente a visita. Para contatar a Ed. Iluminatta: editorailuminatta@gmail.com, temos também nossa FAN Page no Facebook. A Web Rádio é só ver na Fan page do PORTAL o nosso stream e clicar nele. Quem quiser participar do Portal e ocupar uma Cadeira ( se quiser realmente trabalhar em prol da Poesia e ou nos mandar seus textos gravados para divulgação em nossa programação: portaldopoetabrasileiro@gmail.com.


RCT: Aline Romariz, parabéns pelo seu trabalho e por sua luta cultural


AR: Obrigada pelo espaço que me concederam.






R C T.


Entrevista ebc c/ Aline Romariz ( Presidente do Portal do Poeta Brasileiro)




17 comentários:

  1. QUEM DERA QUE TODOS TOMASSEM CONHECIMENTO DISSO!!!

    PEDRO CAMPOS

    ResponderExcluir
  2. Felizes somos nós, poetas contemporâneos Brasileiros por termos uma madrinha assim como a Aline Romariz.
    Fico como ela frustrada pela não valorização e divulgação da Web radio Iluminatta, quando todos nós juntos poderíamos (e temos esse poder) divulgarmos em nossas páginas sociais, a radio, que além de tudo é um lazer.
    Eu, com a minha pequenez e tudo, sou capaz de ver, um futuro promissor para os que nela confiam, ou pelo menos ver seus versos um pouco conhecido como é o sonho de todos nós.
    Acho que a Aline tem sim, motivos fortes para estar frustrada.
    Se estou aqui é porque realmente gosto e acredito.
    Deixo aqui mesmo, um apelo: VAMOS DAR NOME A WEB RADIO ILUMINATA?

    ResponderExcluir
  3. Alguma sementes demoram mais para germinar, porém, todas vingam fortes, sadias e enraizadas. A estrada é dura, mas a paisagem é magnifica!
    José Luiz Pires

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS ALINE, SINTO-ME HONRADA COM SUA PRESIDÊNCIA NA ANlLPPB! ABRAÇOS DESDE MINAS GERAIS! SILVIA-CADEIRA 48-ANLPPB

    ResponderExcluir
  5. O recado está sendo dado, vamos, amigos, nos unir em prol da valorização do poeta vivo! A cultura agradece! Um abraço para a Aline.

    ResponderExcluir
  6. Excelente a entrevista, mas ao mesmo tempo, sentimos que de nossa parte não estamos dando todo o gás por essa causa, que não é apenas nossa, mas de todos. Me dou esse"puxão de orelhas" pois estou em falta com o envio dos textos gravados, mas tenho consciência de que não é por negligência,viu madrinha?

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Aline. Sinto-me orgulhosa e honrada por fazer parte do Portal e da ANLPPB. Dentro de minhas possibilidades, coloco-me à disposição para o trabalho.
    Tenho ouvido a Web Radio e gostado muito. Hoje é dia do José Luiz Pires e o Biografando, não é?

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Aline, por sua determinação, perseverança e garra. Precisamos muito de pessoas como você no meio cultural.

    ResponderExcluir
  9. Amo fazer parte desta família e ter você, Aline, como nossa representante maior, no topo da escada. Parabéns mais uma vez por sua perseverança e luta.

    ResponderExcluir
  10. Solidarizo-me contigo Aline. Bem sei como é estar a frente de um trabalho coletivo, as dificuldades de relacionamentos, diversidades de pensamentos, críticas do que menos ajudam - já estive também a frente de alguns grupos- tem hora que o desânimo bate forte, mas não desista! Os poetas estão chegando...o reconhecimento e o apoio vem junto... Eu também ainda estou me organizando para ser uma acadêmica. Tudo é novo e muito intenso, estou chegando aos poucos... Parabéns pelas conquistas e perseverança!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Aline. Você sempre dando suas cutucadas. Elas valem, e muito!
    Faço parte da diretoria da Casa do Poeta de Campinas e voluntariamente edito o blog da instituição. É um espaço que os poetas tem para divulgarem seus poemas, mas que apesar de tanto pedirmos, eles não usam. Trabalhar no coletivo é um desafio e todos tem a ganhar. Lembre-se, você é uma pioneira e como tal, ainda tem muito a conquistar. Vamos em frente e aprendendo mutuamente. Obrigada por tudo. Beijão

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Aline,termos o privilégio de ter você e todo seu trabalho a nos orientar é de um imenso orgulho.Eu particularmente me sinto feliz por sempre tê-la perto como alguém que admiro e vejo tudo que sempre fez pela valorização do poeta Vivo.Recado dado,...Quem quiser que se achegue...sei que ao seu lado,todos são bem vindos!!!

    Parabéns!!!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Aline, pela transparencia e sinceridade.As vezes conto para você as minhas dificuldades de saúde,infelizmente,mas não é da minha índole,sempre fui muito agitada e costumo ser coruja quando se trata de escrever, principalmente.Estou preocupada este ano por culpa destas limitações,mas entregando nas mãos de Deus.Com certeza você deve ter muito trabalho mesmo com nós,mas eu da minha parte farei o que estiver ao meu alcance ok?Amo muito vocês pelo carinho e atenção a nós dispensado.Bjcas

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Aline pelas conquistas e pelos projetos que aí estão expostos em prol da poesia e do Poeta Vivo. Realmente temos muito que agradecer pela sua luta e tentar ser mais participativo, juntando-se na força e nas elaborações de idéias para um bom desenvolvimento desta Academia que nos presenteia com o apoio e o reconhecimento. Beijos de Gratidão.

    ResponderExcluir
  15. Apoiar este projeto significa se comunicar com formadores de opinião, intelectuais e principalmente com quem tem orgulho de ser POETA VIVO!
    Parabéns, Aline!

    ResponderExcluir
  16. Puxa!! Somente hoje tomei ciência dessa entrevista. Tantos meses já se passaram e pouco avançamos em termos de apoio dessa massa de cinco mil poetas. Aline, você continua uma batalhadora e estou nessa luta também, em prol da valorização do poeta vivo, pois acredito nessa causa, no talento dos poetas e na necessidade da divulgação da cultura. Parabéns por seu trabalho, e por aqueles que tem acompanhado as atividades. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Sem dúvida, parabéns, Aline! Você é uma guerreira! Abraço. Paulo.

    ResponderExcluir