segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA -Silvia Araújo Motta



POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA






Silvia Araújo Motta-Cad. 48 na ANLPPB






1-INTRODUÇÃO


As transformações, pelas quais a Literatura vem passando há alguns séculos e décadas instigam pesquisas inovadoras no campo poético, ora em Língua Portuguesa ou em outros idiomas.


Para atender a proposta da ANLPPB busquei o dorso da capa ou sobrecapa de vários livros de minha estante, para explanar sobre a importância da Poesia Contemporânea dentro da minha experiência profissional e pessoal. Como ponto de partida, retomei dados históricos da discussão teórica, com propriedade para a inclusão da prática nesta realidade específica.


Em meu ambiente familiar aprendi a {Arte de Fazer Versos} clássicos e românticos, de forma fixa e, principalmente artísticos obedecendo a rima, o metro e o ritmo. Meus pais e meus tios sempre promoviam Saraus Literoculturais, entre amigos, ao som de vários instrumentos musicais. Com minha mãe e meus irmãos aprendi a tocar violão e harmônio, desde os sete anos de idade. O Decálogo de Metrificação sempre me orientou nas composições poéticas. Quanta saudade dos versos clássicos de Cassimiro de Abreu, Alfred Musset, Coleridge, Heidegger, Garcia Lorca, Florbela Espanca, Castro Alves, Olavo Bilac, Bocage, Camões, Fagundes Varela, Guerra Junqueiro, Vicente de Carvalho, Djalma Andrade, Olegário Mariano,Guilherme de Almeida, Santo Tomás de Aquino, sem esquecer-me dos Salmos Bíblicos...que declamei em teatros.


A versificação acentual isócrona, de efeito métrico, tem na base silábica portuguesa a unidade de medida do verso que se acomoda em um número fixo de sílabas, limitado por um acento tônico final, obrigatório. A tendência isossilábica obedece à estrutura perfeita rítmica auditiva que atende ao número e disposição dos acentos, aos exemplos dos Sonetos clássicos, Éclogas, Rondel, Pantum, Triolé, Haicais, Vilanela, Trovas clássicas da UBT e outros. Podemos considerar o dodecassílabo, o verso mais longo, normalmente empregado pelos poetas, embora existam exemplos de VERSOS BÁRBAROS de forma fixa de treze sílabas: de Francisco Otaviano, de quinze sílabas: de Abel Pereira e de dezessete sílabas: de Mário Quintana. Não importa se o poema é lírico, narrativo ou lúdico.


Quando fui Professora de Língua Portuguesa e Literatura fiz questão de trabalhar bem, todos os gêneros disponíveis na cultura, caracterizados por seus três elementos: conteúdo temático, estilo e construção composicional. Nos poemas, avaliamos também a declamação, aconselhada por Aristóteles, na pauta clássica e lírica de Petrarca e Camões. Historicamente, as produções literárias geram usos sociais, articulados em número ilimitado, em diferentes situações comunicativas, na língua materna, apesar da multiplicidade dos mesmos.


O conhecimento especializado incentiva a criação poética, com maior facilidade e habilita a ação e a interação crítica textual concomitante no mundo em que vive.






II-TEORIA E HISTÓRIA


O poeta francês Gustave Kahn, em 1902, foi principal teorizador do Verso Livre; procurou estabelecer-lhe os princípios, que podem ser assim resumidos:


a) O Verso deve possuir sua existência própria e interior consubstanciada numa coerente unidade semântica e rítmica;


b) A unidade do verso será então definida com o fragmento mais curto possível em que haja uma pausa da voz e uma conclusão de sentido;


c) A estrofe não terá mais um desenho preestabelecido, mas será condicionada pelo pensamento ou pelo sentimento.


d) A inversão e o cavalgamento são recursos que devem ser banidos do verso. Os poetas Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Henriqueta Lisboa, Alaíde Lisboa, Saul Alves Martins, Conceição Piló, Edir Carvalho Tenório, Mário de Andrade, Juraceí de Barros Gomes,Walter Cardoso, poetas falecidos, muitas vezes aplicaram estes princípios em seus poemas.


Seguindo o exemplo de outros poetas, Henri Morier salienta que {não podemos dizer que exista a priori, uma técnica uniforme do verso livre. Cada POETA procura forjar o seu próprio instrumento, não sendo raro o mesmo autor, ensaiar modelos e criar suas próprias técnicas...} A rima do verso não se preocupa com seu valor, nem com a fonética, nem mesmo quanto à colocação do acento tônico das palavras. O autor letrado tem a fina sensibilidade expressiva e o perfeito domínio do material linguístico. Os poetas sem letramento não aprenderam a formalidade do registro, mas podemos afirmar que aplicam a sonoridade literária de outros poetas...Os trovadores repentistas exemplificam esta citação.


As principais características da primeira geração modernista registram a intenção formal de destruir o academicismo da métrica, da rima, da linearidade do texto poético, do sentimentalismo romântico, do racionalismo realista-naturalista e da linguagem de dicionário, entre outras. Outras gerações sugeriram outras formas de versos livres. Os versos brancos ou soltos, descadenciados, receberam a mistura entre a prosa e a poesia, sem os preceitos da versificação; em vez de adjetivos e advérbios houve a preferência por substantivos e verbos; com palavras em liberdade, associadas por analogia, em vez dos processos sintáticos tradicionais. O heterônimo Álvaro de Campos de Fernando Pessoa foi considerado um pré-modernista, em Portugal, em termos artísticos e filosóficos, desde a Revista Orpheu dos escritores jovens, de 1915.


Sabemos que o processo de elaboração de um POEMA CONTEMPORÂNEO é quase informal, não obstante tenha recebido propostas históricas que marcaram a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo, nos dias, 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, ano do Centenário da Independência do Brasil e da Fundação do Partido Comunista Brasileiro.


O Manifesto da Poesia Pau-Brasil, de 1924 e a Antropofagia de 1928 adentraram por completo ao Modernismo. Entre os literatos e poetas, tomaram parte Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade (1893 - 1945), Menotti del Picchia, o líder Oswald de Andrade, Renato de Almeida, Ronald de Carvalho, Tácito de Almeida, além de Manuel Bandeira com a leitura do poema: Os Sapos. Alguns críticos literários reconhecem que, a despeito de todos os antagonismos, esse evento configura-se como um fato cultural fundamental para a compreensão do desenvolvimento da Arte Moderna no Brasil, e isso sobremaneira, pelos debates públicos mobilizados (cercados por reações negativas ou de apoio) e riqueza de seus desdobramentos na obra de alguns de seus realizadores.


Não é difícil imaginar a repercussão causada pela notícia do Jornal A GAZETA/SP, de 22-02-1922: {Ao público chocado diante dos poemas sem rima[...]:sons sucessivos, sem nexo, estão fora da arte musical; são ruídos, são estrondos; palavras sem nexo fora do discurso; são disparates com tantos e tão cabeludos que nesta semana conseguiram desopilar os nervos do público paulista, que raramente ri às bandeiras despregadas...}


Considerando que a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, tem a MISSÃO DE PROPAGAR A ARTE POÉTICA E VALORIZAR O POETA CONTEMPORÂNEO E VIVO gostaria de registrar a poemática e características líricas de muitos mineiros: Mercês Maria Moreira, Zeni de Barros Lana, Conceição Abritta, Paulo Geraldo Correa, Mauro José de Morais, Adilson Cerqueira Soares, Ivone Taglialegna Prado, Ozório Couto, Daniel Antunes Júnior, Elza de Moura, Avelar Rodrigues, Marco Aurélio Baggio, Rogério de Alvarenga, Maria Aparecida Meyer Pires Rezende, Maria Ribeiro Pires, João Quintino Silva, Maurino Araújo, Deiwson Ferreira de Magalhães, Eduardo Antônio de Oliveira Toledo, Emerson Luis de Castro, Roberto Carvalho, Ronaldo Vieira Aguiar, Carlos Felipe de Melo Marques Horta, Raymundo Nonato Fernandes,Franklin Lopes de Freitas, Luiza Miranda, José Carlos Serufo, Clara de Assis Souza Guimarães, José Carlos Baeta,Laura Aparecida da Silva,Relva do Egypto, Renato Passos,e outros.


JOSEMAR OTAVIANO DE ALVARENGA é médico-ortopedista, poeta vivo e contemporâneo, nascido em Santana do Riacho/Serra do Cipó/MG:


[...Como autêntico andarilho das estrelas,/


caminho por mundos diferentes/


e por estradas cheias/ de crostas planetárias/


sob olhos tristes e lacrimejantes,/


corpo débil e bastante alquebrado/


divisando somente um cenário/


de sonhos...de esperança./...]






ARAHILDA GOMES ALVES, poeta viva e contemporânea, nascida em Uberaba/Minas Gerais, Artista Plástica, Pianista.


[...] O liquem viscoso dos rios passa as pernas


por entre as coxas fibrosas das montanhas


que se curvam recebendo o orgasmo da natureza.


A língua esbranquiçada da neblina


traça evoluções corpóreas...]


[Por entre as fendas maceradas da terra...]


[...E os tentáculos enciumados do sol


arrancam, furiosos, a camisola suada


da noite plena de amor.]






III-CONCLUSÃO


Vale ressaltar a importância das redes sociais. Os sites propiciam a divulgação rápida, on line! “É um sucesso o mundo virtual, revirtual, virtureal e transreal de contato com pessoas diamantinas, pérolas do mais alto quilate, sereias que navegam céleres pelo céu-mar da literatura”. Falta cultivar a adequação à realidade dentro de limites da liberdade, equilíbrio e verdadeira justiça, com fartura e benefícios para todos. Autores criativos e talentosos estão sempre imbuídos do espírito cooperativo, humanístico, fraterno e solidário. Não resta dúvida, que existem os perigos e má utilização das exposições indevidas.


Quem tem essa oportunidade virtual, logo se encanta e fica hipnotizado pelo charme e magia de grandes artistas da palavra. É um trabalho diário prazeroso extraordinário: ler, responder os emeios, pesquisar, compor e divulgar poemas para vários países.


Vale especificar o inédito número total dos textos poéticos registrados no site do Recanto das Letras Virtuais, nesta data, 15 de dezembro de 2013: Acrósticos(52.170), Cirandas(4.606) Cordel (19.609), Duetos(21.016), E-livros(14.559), Haikais(68.993), Indrisos (16.380), Poesias(1.619.164), Poetrix(128.110), Rondel (6.358), Sonetos(116.029), Tautogramas(1284), Teoria Literária (3.275), Trovas (53.886), Alelos Esmeraldinos (2.306), Tritofes(1302), Mindim (5.439), Ecosys (1352), Merlix(171), Oitava Fechada(183), Sextilha Real(627), Vaivém Nunix(612), Varano (632) , Medianeiro (748), Trínomo Gabaldista(823), Poémata( 672), Poemglo(168) e outros experimentais.Tutoriais (1.706). Tornei-me RAINHA INTERNACIONAL DOS ACRÓSTICOS, a partir das minhas postagens. Já ultrapassei a composição de sete mil poemas/acrósticos. Fui eleita entre os Onze SONETISTAS do Brasil/CAPPAZ. Graças aos primeiros contatos pelo computador, pertenço às vinte e seis Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil e exterior, como Membro Titular, Membro Benemérito, Membro Honorário e/ou Acadêmica Correspondente.


É relevante analisar as dificuldades que tive para a elaboração de mais de 300 sonetos clássicos-líricos-sáficos-heroicos, com a exigência da sonoridade tônica na 4ª. 6ª, 8ª e 10ª sílabas, com a mensagem essencial no 14º verso, dentro do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e ainda, compondo imagens retóricas com metáforas, imagens, metonímias.


À moda do Noneto Musical de Villa Lobos, criei o Noneto Poético, dentro do Soneto clássico. À moda da Cartrova eu criei os Carversos: Carta em Versos. Cabe ao Poeta a liberdade de apresentar seu estilo da melhor forma, de acordo com as situações cotidianas.


No Brasil, temos centenas de excelentes poetas que não possuem a oportunidade de divulgação de seus trabalhos em livros ou na mídia. Muitos são conhecidos, apenas entre as pessoas de seu relacionamento local ou regional. Parabéns à iniciativa da ANLPPB, de valorizar e divulgar autores vivos e contemporâneos.


Sílvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.


Email:clubedalinguaport@gmail.com















13 comentários:

  1. ÓTIMO E IMPORTANTE TRABALHO, GOSTEI IMENSO!!!

    PEDRO CAMPOS

    ResponderExcluir
  2. Pedro Campos, Agradeço-lhe pelas palavras de incentivo.
    Grande abraço
    Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil.Farei PALESTRA DESTE TEMA NO DIA 4 DE JUNHO DE 2014 NA ARCÁDIA DE MINAS GERAIS. Sinta-se convidado!Vou homenagear 50 poetas vivos contemporâneos de Minas GeraisEmail:clubedalinguaport@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. MAURÉLIO, Saúde, Paz e Saudades!
      Obrigada pelo comentário.Grande abraço da AMIGA RECANTISTA das LETRAS>Email: clubedalinguaport@gmail.com

      Excluir
  4. Senhora Presidente Aline Romariz,
    Confrades e Confreiras,
    Amigos,

    Esta palestra é o fruto adocicado plantado pela ANLPPB
    em minha página:

    http://anlppb.blogspot.com.br/2014/01/poesia-contemporanea-brasileira-silvia.html

    Agradeço-lhes pela repercussão em Minas Gerais...
    tenho recebido muitas mensagens eletrônicas a respeito deste texto que fiz
    com tanta naturalidade de professora de Língua e Literatura Portuguesa.

    Na oportunidade, comunico-lhes que já estão confirmadas presenças de autoridades
    significativas da nossa literatura brasileira e mineira.

    Se puderem comparecer...será um prazer.

    Espero receber as Antologias com a publicação deste texto, antes da palestra.
    que será dia 4 de junho, às 16 horas....em Belo Horizonte.

    Usarei o texto para justificar minha alegria de ocupar a Cadeira 48 da ANLPPB...

    Grande abraço,

    Silvia Araújo Motta
    Email:
    clubedalinguaport@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. O ESSENCIAL É VISTO PELO CORAÇÃO
    -
    Poema nº 5440-Versos Livres
    por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

    Quero ver-te com o coração
    só para sentir tua pulsação,
    sempre pronta para retribuir
    o que tua mão, em mim atrair
    no corpo, no rosto, no colo, nos abraços,
    na nuca, no peito, nas costas, nos braços.
    com atração infinita desmedida
    com a serenidade merecida,
    com firmes passos no compasso
    do relógio do tempo INVISÍVEL...
    Sabes ver que sou muito sensível
    ao pensamento, mesmo à distância,
    ao toque perfeito da tua elegância,
    do teu gesto com tanta suavidade.
    Quero sorrir sempre e te amarei
    para sempre, amém, toda a vida,]
    Deitas e acordas comigo na mente!
    Chego a sentir no solitário ambiente
    o teu perfume versejado, a envolver
    meu suave perfume de MULHER...
    Tuas mãos imagino a me acariciar...
    Sei que és real! Faça de mim tua mulher!
    -
    Belo Horizonte, 16 de maio de 2014
    http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/4810238

    ResponderExcluir
  6. 5438-O SILÊNCIO DA ESPERA DA RESPOSTA
    -
    Poema com versos livres, nº 5438
    Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil

    Meu amado imortal,
    No silêncio de uma espera,
    Penetro pela madrugada,
    O que meu pensamento gera
    É receber tua carícia adequada,
    Em meu corpo incandescente
    A galgar plenamente tudo, tudo
    O que o gesto do amor permite,
    Ir ao fundo do poço para beber
    O néctar do infinito de nós dois.
    Quero um milhão de beijos sem limite
    No tempo em que estivermos sós,
    Sem nenhuma palavra mal entendida,
    Sem velhas noites entristecidas
    Sem gozo absoluto da incerteza...
    Curar as feridas, enquanto há tempo
    É a meta que quero vencida, com certeza!
    -
    Belo Horizonte, 9 de maio de 2014,2:29h
    http://www.recantodasletras.com.br/poesiasdeamor/4799675

    ResponderExcluir
  7. 5434-PLENITUDE DO AMOR
    -
    Soneto clássico-sáfico-heroico nº 5434
    Sílabas fortes: 4ª, 6ª, 8ª e na 10ª sílaba
    Rima poética: ABAB,ABAB,CDC,EDE
    Mensagem na última linha ou 14º verso .
    Por Sílvia Araújo Motta-BH/MG/Brasil
    -
    PLENITUDE DO AMOR
    -
    É primavera e vejo muitas flores,
    minha poesia quer vestir de luz...
    Em cada letra frágil tem mil cores,
    saudade vem e sei que me conduz...

    Agora não me importam tantas dores;
    nas asas fortes, ponho minha cruz...
    Quero encontrar você, meu par de amores,
    testar os planos, todos que compus.

    Novo caminho posso ver sorrir!
    O beija-flor que vê romance breve,
    prova do mel e faz amor florir.

    Ó borboleta azul, aceito sim...
    Traga da nuvem clara o sonho leve:
    -Venha desnuda, faça o pouso em mim.
    -
    Belo Horizonte,Minas Gerais, Brasil, 4 de maio de 2014
    -
    CURRICULUM VITAE
    SILVIA ARÁUJO MOTTA.
    Ocupa Cadeira 48 na ANLPPB - Pertence à REBRA.Profa. Dra. em Filosofia, Profa. de Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa. Pedagogista . Fez Escola Superior de Guerra, Comendadora da Academia Brasileira M. Militar RJ; Chanceler, Gran-Colar, Poeta, Sonetista, Contista, Trovadora, Compositora, Senadora-Cultural, Produtora/Ativista/Literária/Cultural. Artista Plástica. Diretora no Círculo Nacional do Meio-Ambiente e Turismo; Rainha Internacional dos Acrósticos autora de 7mil poemas, em 4 idiomas, nos seus 44 livros-solo. Diretora das Relações Institucionais da ALB Nacional; Presidente-Fundadora do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa/Academia Nacional Internacional Ciências Artes e Letras; Comendadora da Ordem Templária Humanitária e Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira. Pertence a 27 Academias de Letras, Ciências e Artes no Brasil e exterior. Palestrante em 22 Estados Brasileiros. Antologista em português, francês, inglês. Embaixadora da Cultura e da Paz/França/Suíça/Chile.Premiações nacionais e internacionais. Participação em 124 Antologias Coletivas. Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil/Maio de 2014.

    ResponderExcluir
  8. 5432-VOLUNTÁRIOS ORGANIZADOS
    Acróstico-informativo nº 5432
    Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
    -
    V-Voluntários comprometidos,
    O-Organizados e experientes,
    L-Líderes de valores reconhecidos
    U-Unem esforços bem diferentes,
    N-Nos meios sociais e culturais,
    T-Trabalham com dedicação,
    Á-Assumem o cumprimento de
    R-Reconciliação, amor fraternal,
    I-Independente do status social;
    O-Os valores de ações humanitárias
    S-São caritativos e hospitalários;
    -
    O-Objetivos seguem os princípios
    R-Resgatadores da humildade,
    G-Garantida pela devoção ao próximo,
    A-Ajudando-o a ter uma vida melhor;
    N-Nos caminhos da tolerância,
    I-Invioláveis da honra e dignidade;
    Z-Zelosos pela piedade e caridade;
    A-A Organização não tem fins lucrativos,
    D-Desde sua fundação nesta capital
    O-Oferece interação com patrocinadores,
    S-Sensibilizados para servir aos outros.
    -
    Belo Horizonte, 25 de abril de 2014
    -
    Email:clubedalinguaport@gmail.com
    (31) 32950708-99282798
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4786594

    ResponderExcluir
  9. 5433-COLOCAR AS COISAS EM ORDEM HUMANITÁRIA
    -
    Acróstico-filosófico nº 5433
    Por Silvia Araújo Motta/BH/MG/Brasil
    -
    C-Com tantas [ORDENS} mundiais prioritárias,
    O-Cotidiano leva-nos ao prazer da fadiga;
    L-Lideranças exigem ações extraordinárias;
    O-O que nos encanta é o meio que nos liga
    C-Com valores transcendentais de Bondade.
    A-Amizade, Amor ao Próximo, aos necessitados,
    R-Revelando-nos a importância da Humildade;
    -
    A-A Caridade, o Perdão, a Piedade, a Tolerância
    S-São forças primordiais com fins organizados,
    -
    C-Com estruturas nacionais ou até internacionais;
    O-[ORDENS] são voltadas para ações humanitárias,
    I-Importante é a ampla visão para a AÇÃO real...
    S-Se ficarem no papel, as delimitações diárias,
    A-A seriedade perde totalmente suas funções
    S-Socioculturais e humanas da interação.
    -
    E-Em meio às inúmeras [ORDENS] humanitárias,
    M-Mundiais, cabe-nos conhecer cada posição,
    -
    O-Obstante, os embaraços, informais ou desafios
    R-Relacionados sempre acompanham trabalhos
    D-Dignos de apreciação mútua nos caminhos
    E-Endereçados à dedicação Voluntária ao Bem,
    M-Mesmo sem esperar nenhuma compensação.
    -
    Belo Horizonte, Minas Gerais, 29 de abril de 2014.
    http://www.recantodasletras.com.br/acrosticos/4787824

    ResponderExcluir
  10. 5441-Palestrante SILVIA ARAÚJO MOTTA na ARCÁDIA DE MINAS GERAIS- Tema: POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA/MINEIRA E HOMENAGEM LUSO-BRASILEIRA-4-6-2014-ÀS 16horas-BH-MG-EDIFÍCIO MALETTA

    CONVITE PARA PALESTRA EM BELO HORIZONTE-MG
    ----------------------------------_---------------------------------
    ARCÁDIA DE MINAS GERAIS
    Fundada em 11 de março de 1992.
    RUA DA BAHIA 1148-SALA 811-EDIFÍCIO MALETTA
    CENTRO-BELO HORIZONTE-MG-Brasil-CEP 30160-011-
    ----------------------------------_---------------------------------
    Honoráveis Árcades, Amigos e Convidados,
    Contamos com sua prestimosa presença à reunião de QUATRO (4)
    de JUNHO, 4ª feira, às 16 horas, na sua sede.
    -
    PALESTRANTE: Confreira-Árcade SÍLVIA ARAÚJO MOTTA, Cadeira nº 08.
    Tema: POESIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA/MINEIRA E
    HOMENAGEM LUSO-BRASILEIRA.(clubedalinguaport@gmail.com)
    -
    Apresentação do Comendador-Grão Mestre CELSO DIAS NEVES,
    Presidente do Parlamento Mundial de Segurança e Paz e Presidente
    Da OHT-ORDEM TEMPLÁRIA HUMANITÁRIA/WPO:
    World Parlament Of Security And Peace-Embaixada da Paz.
    -
    EFEMÉRIDES DE JUNHO
    -
    Cliford Rosa e Silva_________Desembargador João Quintino Silva
    (Secretário-Geral)__________(Presidente)
    -
    Nota:
    A palestrante Silvia Araújo Motta - Ocupa a Cadeira nº 48-Na ANLPPB
    http://www.recantodasletras.com.br/homenagens/4810312

    ResponderExcluir
  11. Fiquei sem palavras lendo e relendo tudo. Quando fala do recanto das letras eu vi o ecosys de minha autoria. Não sei o que acha do experimental.Mas dar vida a imaginação para nós é uma arte.Sem muita pretensão vou continuar escrevendo.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir