quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

POESIA CONTEMPORÂNEA. POR ALBERTO SLOMP




POESIA CONTEMPORÂNEA.




Estamos vivenciando a época contemporânea, em que o país passa por modificações sociais, políticas, econômicas, tecnológicas, com nova mentalidade e valores surgindo como consequência dessa evolução.

Toda a situação deste tempo e espaço tem influência nas artes do povo manifestada principalmente na poesia. Ainda não sabemos como o período atual, contemporâneo, vai ser tratado pelas próximas gerações, mas, com certeza será estudado pelas futuras gerações e rotulado.

A linguagem da atualidade sofreu alterações, inclusive pelo uso da internet.

Hoje o poeta pode fazer uma poesia se expressando livremente, sem a necessidade de obedecer a padrões de rima e métrica, sem o apego às normas rígidas e de sonoridade. Enfim, o poeta é livre.

Atualmente o poeta se expressa para ser compreendido pelo povo e poder dele se aproximar, pois a pretensão de um poeta é ter a sua obra lida e ver as suas ideias e trabalhos divulgados.

Nessa linha de pensamento temos a poesia regionalizada que conta os problemas e tudo o que ocorre no lugar.

Com a internet ficou muito mais fácil à comunicação entre as pessoas, reduzindo os custos para a divulgação dos trabalhos literários e reduzindo as distâncias.

A publicação de um livro em papel no Brasil é muito cara e bem poucos conseguem publicar um livro, pois além dos custos, a maioria das editoras quer publicar autores consagrados; assim, os novos autores precisam arcar com todos os custos da produção e divulgação da sua obra.

Em razão da facilidade na obtenção de notícias e até mesmo de livros pela internet, houve também a consequência negativa para os negócios do mercado de livros em papel.

Ainda assim, há muitas pessoas se dedicando à literatura e hoje há uma variedade muito grande de estilos no mercado que atende todos os gostos, todos os tipos de públicos, seja pela internet, sites, facebook’s, blogs, publicação em papel, saraus.

Enfim, o poeta se manifestou em outras épocas e sempre se manifestará, não importa em qual tempo ou espaço.

Temos muitos poetas contemporâneos e podemos conhecê-los e estudá-los na Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro - ANLPPB.

2 comentários:

  1. É verdade Alberto, o poeta sempre se manifestará.
    O poeta gritará as indignações que lhe vai na alma acalmando a sua sede de justiça e o romântico cantará os amores conquistando corações apaixonados.
    Lindo trabalho!
    Parabéns.

    ResponderExcluir